A LÍNGUA
A língua e sua anatomia.
?
A LÍNGUA. O quê é a língua? Já se perguntou alguma vez para alguém o que é de fato este órgão, as vezes maravilhoso, Estupendo, outras vezes Insidioso e traiçoeiro. Não importa onde estejas, ela sempre estará lá,em ti ou em outrem, mas antes de falarmos sobre a mesma em relação ao idioma em si, falaremos-a anatomicamente,pois é fundamental e imprescindível tratar-mos deste assunto, não é?
Muitos dos motivos e fatores que nos engrandecem ou adoecem é a língua, através dela nos expressamos e nos comunicamos, transpassamos os nossos pensamentos que ficam em nossa mente alojada em outro orgão que se chama CERÉBRO, é através dele que sentimos os sabores da vida, os sabores dos alimentos, e talvez, O DA CARNE, mas devemos considerar como ele determina os sabores e qual a ligação sua com a língua, ela tem grande significado em várias culturas existentes no mundo inteiro deste agora até a antiguidade, sendo na religião ou na sociedade em si. A língua faz parte do sistema gustativo, pois ela é um orgão sensorial e muscular que se encontra na cavidade oral e faríngea ,tem em sua característica as papilas gustativas ,que são uma espécie de membrana que a envolve(nelas estão os botões e as células gustativas) e também há os Corpúsculos de Krause, que são os responsáveis por perceber as sensações táteis. A lingua é dotada de duas funções, à saber:
- Órgão sensorial: Esta função é de perceber a conformidade, a dimensão, a textura, a temperatura e o sabor dos alimentos que comemos.
Órgão Muscular: Já esta funcionalidade é para nos auxiliar com movimentos dos alimentos dentro da cavidade bucal quando comemos. dá inicio à deglutição e colabora na questão da linguagem, ou seja, ajuda na articulação e compreensão das palavras, em sua DICÇÃO no caso.
A nossa língua é formada por um esqueleto osteo-fibroso, por um revestimento mucoso e por Músculos. O osso hióde, o septo da lingua e as lâminas fibrosas da membrana glossohiloidea ,todos estes 3 constituem o esqueleto osteo-fibroso da língua. O órgão possui dois tipos d músculos, extrínsecos e intrínsecos, o primeiro ,O EXTRÍNSECO, é constituído por: Genioglosso; onde entre todos é o mais volumosos ,triangular com vértice anterior em corte sagital, presente próximo e paralelo a linha média; o hioglosso, é fino, plano e quadrilátero e se encontra na parte lateral e inferior da língua ; o estiloglosso é curto e pequeno, da face anterolateral processo estiloide, próximo à seu ápice e da, extremidade estiloide do ligamento estilomandibular ;condroglosso, ele parte do lado medial e da base do corno menor do hióde; Palatoglosso,em função e inervação está ligado ao palato mole; já O INTRÍNSECO, é formado por: Longitudinal Superior, fino estrato de fibras oblíquas e longitudinais situadas abaixo da túnica mucosa do dorso da língua; Longitudinal Inferior, da raiz até o ápice da língua; Transverso, septo fibroso mediano até o tecido fibroso submucoso na margem lingual, misturando-se com o músculo palatofarígeo; Vertical, da face dorsal até a ventral da língua nas bordas anteriores.
A língua é fixada pelos músculos no osso hióide, na mandibula, nos processos estiloides, no palato mole e na parede da faringe. Em seu formato cônico, tem uma raiz, ápice, aonde a ponta toca os dentes incisivos; dorso curvo, recoberto por papilas gustativas e uma face inferior. A sua mobilidade é devido às fibras musculares intrínsecas que estão dispostas em um complexo de fascículos em várias direções. A raiz da estrutura, com músculos genio- hilóideo e milo-hilóideo , é fixa na mandibula e no osso hilóide.
|
Viu só isso?
|
Na língua também se encontram Quimiorreceptores que, são moléculas da própria"língua" e que fazem interações com as moléculas dos alimentos, os mesmos tem origem nos corpúsculos gustativos ,que tomam 2/3(dois terços) da porção anterior da língua e da epiglote. A trajetória ocorre do nervo lingual e corda do tímpano ,ate o sistema nervoso intermédio,7 VII pares de nervos cranianos. Os estímulos da parte posterior e da epiglote seguem ao sistema nervoso central pelos nervos glassofaríngeo,9 IX pares de nervos cranianos, e vago, 10 X pares de nervos cranianos. Seus receptores são células epítiliais que possuem a propriedade neuronal, traníformam a informação química em estímulos elétricos, com uma identificação diferente para cada sabor e é interprétada no cérebro.
ATÉ A PRÓXIMA!!!
Fontes:
#idiomas #cursodeidiomas #inglês #alemão #francês #viagens #férias #acampar #viajar #viagemaoexterior #japonês #coreano #chinês #russo #canadá #w8ben #gramáticainglesa #enem2022 #enem2023 #fies #prouni #ucrânia #rússia #japão #línguas #linguas #espanhol #esven #esvensena #esvenidiomas #esvensenaidiomas #ibge #ibge2010
Comentários
Postar um comentário