Capoeira! 

Qual a relação dela com a língua portuguesa?



Prefácio



      Você sabe qual a ligação da língua portuguesa com a arte da capoeira? Você sabe quais valores ambas passam e repassam uma pra outra? Qual o futuro da capoeira se a língua portuguesa se extinguir ou ficar em desuso? Será quê a língua portuguesa tem alguma dependência da capoeira? E você, o quê sabes sobre ambas? Por que a capoeira está relacionada com a cultura brasileira? Por que a capoeira pode ser considerada uma linguagem?Por que a capoeira se tornou uma das maiores divulgadoras da língua portuguesa fora do Brasil? O que a capoeira expressa?Quais são os preconceitos em relação a capoeira?Como a capoeira se popularizou?Em que lugar surgiu a capoeira?Quais as curiosidades da capoeira?Bem! Isto é o que vamos discutir nesse texto e que vale a pena ser compartilhado com amigos praticantes ou não, pois o que vale é a intenção de não só querer ,mas também saber ,pois como é dito naquele bom e velho ditado:Querer não é Poder.Saber é Poder!Qual o significado disto?





Bem,pra início de conversa, todos querem ou almejam algo ou alguma coisa, porém não se mexem nem do sofá pra mudarem de canal, preferem o controle remoto, mas não se levantam nem a pau, ao mesmo tempo que, se você se levanta do mesmo, estão  exercitando os músculos e estimulando a circulação sanguínea, não é muito ,mas fazendo essa analogia ao ditado, não basta o querer, o desejo, também tens que buscar da fonte do conhecimento,pois é aí que se encontra o verdadeiro ouro,o ouro da razão,O Saber,à saber;a sabedoria leva você aonde nem imaginas, e quando se trata de idiomas, isto é mais sábio do que o conto do vigário. È através do saber, que alcançamos nossas metas e mesmo nos retribui reciprocamente em escala progressiva. Então! Vamos lá?E chega de conversa.



     Pra início de conversa, o que é capoeira e o seu significado?Literalmente ou originalmente significa:Vegetação rala ou cortada e vem do tupi kaa(mata) e püer(que foi) ;mato fino que cresceu onde foi derrubada a mata virgem;mata que se corta ou derruba para lenha ou outros fins e muito mais. Mas quero dar ênfase nela, não como alguma espécie de capim ou mato desbastado, mas sim como à conhecemos e aprendemos como ela é de fato,uma luta brasileira. e principalmente sua relação com a nossa língua,O Português Made In Brazil. Historicamente, ela data do Século XVIII,mas há quem faz menção que a mesma se origina desde o Século XVII,em meados pra ser exato,e pra ser mais exato ainda, mesmo do Séc.XVI,ressaltando que falo da arte em si,não da terminologia Capoeira,que só veio depois,segundo alguns,a mesma fôra criada por descendentes de africanos que foram trazidos ao Brasil em navio negreiros.de várias partes da África, desde a imensa e extensa costa até de reinos territórios adentro,por outro lado; dizem que fôra criada diretamente por esses escravos,afriacanos de berço e não seus descendentes, estes só aprimoraram-na e só.


Chegaram ao Brasil,não só por causa do colonizador europeu, mas pela ganância de seus irmãos não de língua mas de cor,assim como em qualquer parte do mundo, houve essa fatalidade de irmão vender irmão por causa do sabor doce do poder,mesmo que de digestão amarga,isso muitos tentam esconder e só atribuir a escravidão ao homem branco e esquecem que na Europa, brancos escravizavam brancos ,e asiáticos escravizaram asiáticos mas ninguém fala nada,mas enfim,como resultado disso, houve um grande contingente de africanos trazidos pra cá,Brasil,uma enorme demanda por mão de obra, mesmo que forçada para avançar o "progresso",mesmo que hipoteticamente algo inevitável, a substituição dos Índios pelos Negros, foi o famoso 6 por Meia-Dúzia, mudou-se a cor ,mas continuou os peões do xadrez indo pro campo de batalha(Trabalho), e assim sendo,o quê houve? 



Houve uma integração desses trazidos da África ao Brasil, e de acordo com as  regiões de lá, e dependendo de onde fosse, iriam para uma certa determinada região do País que não era País ainda. E esse B-A-BA de povos em cada região do país, originou esses regionalismos linguísticos (junto as línguas indígenas existentes na época),porém,peculiar às demais colônias Portuguesas e isso é o mais  íncrivel, de toda as colônias do Reino de Portugal,somente a do Brasil(ao menos que eu saiba) não herdara o sotaque Lusitano,foi-se criado um novo português com a mescla do povo branco colonizador(Português),índio(nativo) e o negro(estrangeiro),só depois é que veio a neo colonização européia no fim do século xix estimulada no segundo Império de D.Pedro II para......,mas isto é outra história,certo! 



Só quero ressaltar o quão isso foi importante para nós,pois se não tivesse ocorrido este episódio ,talvez a capoeira não tivesse tanta originalidade como tem hoje,pois à medida que o índio e negro tinha a necessidade de contornar uma nova realidade, se viram como em uma rua sem saída e tiveram que aprender o português para se comunicarem e aprender como diziam eles mesmos:Língua de Branco! E qual e quão impacto isso gerou? Bem! Isso por bem ou por mal gerou um ou mais pontos positivos,pois de acordo com a neurolinguística,aprender um novo idioma amplia nossa capacidade intelectual e cognitiva e que são guardadas pelos nossos neurônios e são repassadas para os nossos descendentes através de nossos genes,que são a fonte de nosso conhecimento,nosso Know-How.





     Qual a ligação da capoeira com a língua portuguesa?






      Muitos me perguntam isso. A única coisa que posso responder é que ambas foram feitas uma para outra, nada é ou está no lugar errado,foi o encaixe perfeito, que parece que já foi arquitetado pelo destino,talvez, se os bantos e sudaneses da África não tivessem chegado aqui e fossem para outras partes do país ou outras partes das Américas como fôra,com certeza a mesma não teria sido criada, e se, com certeza não seria da forma que à conhecemos hoje,para muitos ela tem uma ligação maior com o Brasileirês do que com o Lusitanês. Hahahah! Sério, a ligação é tão forte que isso não vem de agora é até mesmo antes do português de Portugal se formar, muito antes deste tornar-se reino,falarei sobre isso em outro post,mas posso adiantar que o português lusitano não saiu pronto como um bolo sai dum forno,não; ele foi sendo criado,desenvolvido e moldado ao longo dos séculos à imagem e semelhança do povo português da época(Que ainda não eram portugueses de fato),nele,houve várias fases e até hoje continua esse processo de evolução linguística,desde a sua vinda com os povos Iberos(Autóctones) ou até mesmo anteriores ,mescla com a língua Lácia(Latim) e a introdução de novos pontos e palavras do povo Árabe, cujo qual recebemos por herança cultural.Respondendo novamente a questão do Elo que une a capoeira e a língua portuguesa, não é só a escravidão ou a luta pela liberdade, é muito mais do que isso, é,nada mais,nada menos senão A Poesia. O português é conhecido por ser uma língua de poetas,não somente escritores.Poetas! E o que é a capoeira senão poesia pura e pura poesia. É nela que se baseia as cantigas que são cantadas e são executadas as histórias em forma de canto.




     Quais são os valores de reciprocidade mútua que ambas têm? 



     Como havia falado antes;tudo tem a ver com o passado, antes do criador criar a criatura, como de praxe, é sábido que Portugal foi o pioneiro no quesito navegação à mais de 5 séculos, e devemos muito isso,independente do passado, mas ele por si só propagou e divulgou seu próprio idioma  de forma natural ,mesmo que por questões de expansionismo ou outras coisas que somente o próprio passado sabe, e isso cabe à ele;de toda costa africana,Índia,China e até o longínquo Japão,os portugas chegaram por lá e por pouco não chegaram na costa da Califórnia. O mundo só não é 99% português,por causa da ganância dos reis do passado,talvez. Bem! Isso é uma incógnita. Mas posso dizer que se houvessem pessoas por lá com intuito de contruir e não só explorar, por certo a língua dominante seria o português, e por certos tipos de erros,Portugal foi perdendo suas áreas de abrangências e influências, logo aos poucos, pouco a pouco este foi perdendo territórios em grande velocidade o qual demorara pra conquistar, e hj só existem 9 países que têm como língua oficial o português,só pra você vê o que foi e o que é Portugal hoje.Mas sinceramente agradeço por isso,senão, não estaria escrevendo aqui. Hahahah!



 Em contrapartida a criatura está de alguma forma tomando(de forma amigável) o lugar do criador, ou seja, a capoeira hoje,é, senão o único, o maior divulgador da língua lusa,ou melhor dizendo,brasileira. Bem! Portuguesa. Mas por quê disso? Ora,desde a legalização da arte em torno da década de 30 do século passado, houve a criação de vários grupos e o objetivo dos mesmos, mesmo tendo mais que um, era expandir a arte por todo mundo,mas não expandir o português em si,mas a arte, pois a maioria dos mestres não falavam inglês ou outro idioma algum ,somente o Made In Portuga, mas como um combo,veio a língua e suas estrututuras gramaticais, um pacote completo do tipo: pegue 1, leve 2 ou mais dependendo da ocasião. Então,a medida que muitos grupos de Capoeira iam emigrando para o exterior para divulgar a arte,automaticamente divulgavam a língua portuguesa,um bom exemplo disso:


Um morcergo ou passarinho que comem certos tipos de frutas com sementes e seus aparelhos digestivos não conseguem digerir o excesso, o quê acontece? Soltam estas na natureza e assim fazem o replantio automático e reflorestamento de algumas áreas, assim como está acontecendo com o idioma português, que está sendo reflorestado pela capoeira, já que este estava extraviado no tempo e espaço e a capoeira criou este desdobramento atemporal e está resgatando a língua em escala global.Como? Bem, parando pra pensar nisso,voltando mais uma vez ao início mas não tão distante, quando os mestres levaram a arte pra fora e muito observadores e que futuramente se tornariam aspirantes e que hoje se tornaram alunos ,professores,contra-mestres e mestres , no intuito de se aprofundar mais na arte, queriam aprender a arte em suas origens, na terra mãe,Brasil neste caso, mas havia uma barreira,  e que nem preciso responder, mas responderei só por educação, a barreira era a língua e muitos gringos pensavam da mesma forma, e daí partiu certo interesse no aprendizado da língua lusa, inicialmente com intuito de entender o que os mestres diziam e também aprender os nomes dos golpes, que por sinal eram ensinados em português, depois vieram pelo interesse de aprender um novo idioma que além de ser belo aos ouvidos era essencial para o aprimoramento da arte e que eles(os gringos) mesmos incentivavam outros a aprenderem a nova língua que reside em terras tupiniquins. Até mesmo, em certo documentário que não lembro agora, os gringos afirmavam que não fazia sentido algum, cantar as músicas de capoeira em seus idiomas de origem,somente o português tem esse casamento,essa ligação mágica da dança com a luta traduzida pela arte,chamada capoeira, em seus idiomas ficavam sem sentido as palavras e dependendo dos países , tinham palavras que na nossa língua existiam mas nas deles não. Então creio eu que esse é o maior trabalho recíproco que a capoeira está fazendo para com o idioma de Luís de Camões.

     Mas e se a língua portuguesa se extinguir ou ficar em desuso,qual será o futuro da capoeira?



     Só se for no caso de uma Guerra Extremamente Nuclear Elaborada Secretamente(GENES),rsrsrsrs, ou uma Pandemia Letal Direcionada, fora disso, somente uma modificação como acontece com qualquer idioma, isso é a evolução falando;levando em conta que as antigas línguas eram mais complexas, somos pessoas de sorte por termos o dom do entendimento e a disponibilidade de aprender outro idioma, e que as estruturas gramaticais por mais fáceis que sejam, devemos prestar atenção nas regras de gramática sim,pois uma vírgula pode mudar os ramos da história.Então, a lingua por si só é independente, não precisa da capoeira, pois são mais de 250 MI de falantes mundo a fora;desses, cerca de 4/5 no Brasil, somos o representante maior, mesmo que sem o sotaque luso,somente uma fatalidade em escala global tiraria o idioma de circulação,aos menos em relação com a maioria dos falantes, em oposição à isso, nos dias de hoje pode-se falar que a capoeira está consolidada em grande parte do globo e a tendência é crescer mais e mais numa escala exponêncial, e em torno de 3 ou 5 gerações,ela terá mais ênfase na consciência dos praticantes dos outros países,como dissera antes, hoje os gringos estudam português por indução da capoeira e por isso, já se criara não um laço sanguíneo mas espiritual que se prendera ao DNA(adn). Mesmo que se a língua se extraviasse no tempo, a marca da capoeira já estaria imbutida nas consciências dos praticantes e seus descendentes assim como os cães ou gatos associam barulho de colher no prato à comida ou barulho de fivela de cinto com repreensão ou até mesmo a palavra banho à água,onde escutam, saem correndo pra se esconderem, vai pro dna inconscientemente sem saberem os por quês. E hoje o Brasil, por mais que estejamos como estamos, a capoeira divulgará a língua portuguesa com muito afinco. 


















     Por quê a capoeira pode ser considerada uma linguagem?



     Como assim linguagem? Corporal,de expressão de consciência ou ambas? Bem, isso varia de acordo com o instante, pois por mais que a capoeira seja pra vida inteira,é na roda que ela se dá, é ali que fazemos  e damos A Volta ao Mundo(Contornando a parte interna da roda de capoeira) e se retoma o jogo,ali nos expressamos com o nosso corpo,estimulado pelas vibrações sonoras do berimbau e as batidas marcantes dos instrumentos de percussão e dos cantos que se parecem Mantras e que nos fazem entrar em algum tipo de transe suprahumano,digo,quando o jogo tem mandinga e tem dendê,hahahah! Ela como expressão corporal, traz-nos grandes benefícios, desde o fortalecimento do sistemas neurológico e cardiovascular, também é bom para a construção de músculos e fortalecimento ósseo,coordenação motora,flexibilidade, localização espacial ,fortalecimento e auto limpeza dos orgãos internos e outros mais. Já como expressão de consciência, a capoeira tem a cada dia se reciclado e segue em frente,e isso é bom,trabalhar a consciência de forma dinâmica e sublime é a chave para o sucesso.Não podemos nos prender a dogmas, mas sim aos fatos, e só.Então ela é a arte de nos expressarmos através do nosso corpo , pela estimulação de instrumentos específicos e que nos transportam para outra dimensão,ao menos em consciência, e que esse estímulo é potencializados através do canto e côro. E que todo esse processo é transmutado numa  em forma de Luta e vice-versa


.

 Existe pré-conceito na capoeira?



     Sim,como em qualquer outro lugar. Mas creio que a pergunta correta deveria ser: Onde não existe pré-conceito? Bem! Não sei.Mas este é um assunto complexo,tem pessoas que podem entender,outras não, e outras sim ,mas que adoram distorcer as coisas. Mas já presenciei pessoas de cor dizendo que não queriam ou não praticavam capoeira por ser coisa de "nego", e ficava só pensando se tinha ouvido aquilo mesmo, quem inseriu esse conceito em suas cabeças,é muito complexo de explicar. Mas algo é certo, pré-conceito há por todos os lados e que deve ser debatido numa mesa redonda para melhor entendimento de todos.



Como a capoeira se popularizou?



     




Como tenho falado, a arte em si já era conhecida pela raça negra escrava e seus descendentes,porém não todos, pois apesar de ter sido criada por escravos em terras tupiniquins,poucos tinham acesso,somente em quilombos e redutos de refúgio que a mesma podia ser treinada com mais detalhes e depois foi se difundindo entre alguns negros, pois aqui no Brasil ainda havia rivalidade entre os povos de origem africana e por isso apesar de serem escravos,o orgulho era maior e por isso ouve esse delay(atraso) na troca desse conhecimento e só depois de algum tempo depois de muita batalha liderada por vários mestres ao decorrer do tempo e só depois fortemente pelos mestres Manoel R. Machado(Bimba) e Vicente Ferreira(Pastinha) que ficou consolidada e.... reconhecida, que este era o objetivo dos antigos mestres. Mas além disso, ela está tomando conta das telinhas, Já foi citada em um dos filmes dos Trapalhões,ela também foi protagonizada  no filme brasileiro Besouro - Cordão de Ouro, o mesmo se dá com o clássico Only The Strong(Esporte Sangrento aqui no Brasil) com Mark Dacascos,ahhhhhh, quem já assistiu,lembra da intro que começa com ele na floresta amazônica escutando o som do canto que vinha de uma roda de capoeira numa prainha, muito bom, um outro filme que apesar de ser de fora, começa também com uma roda de capoeira na selva amazônica é o clássico Lambada. que fala sobre... lambada, hahahahah!Quem não o assistiu,assistam-no.  Tem os filmes Tailandes O Protetor com Tony Jaa e o brasileiro Eddy Gordo que fazem um ótimo duelo numa espécie de templo budista entre Capoeira e Muay Thai.





Demais!Outro fator importante que a arte de gingar contribuiu foi na dança do Hip Hop, muitos dos dançarinos que faziam movimentos acrobáticos, não há algum que não tenha passado por uma escola de capoeira décadas atrás, até os mais antigos reconhecem isso, ela foi fundamental na transformação do que o hiphop é hoje e que por sinal,este foi trazido por Nelson Triunfo da cidade de.....Triunfo-PE. Hahahhah! E até hoje, no mundo,não há alguma pessoa que tenha ouvido falar dela ou tenha visto algum vídeo, digamos 90% da população mundial. Estou sendo otimista. E hoje a internet é a maior divulgadora da arte da  capoeira,assim como a mesma é divulgadora do idioma português, lembrando aquele conceito que existe entre os seres vivos incluindo até a nós mesmos,o mutualismo.

Onde surgiu a capoeira de fato, Rio de Janeiro ou Bahia?



      Bem,pelo que eu saiba, nem um e nem outro, o que se tem concluído é que se tem em seu berço o estado de Pernambuco(PE), Porto de Galinhas para ser mais exato, onde existe uma história por trás desse nome, por lei,os negros que vinham em navios negreiros eram trazidos para os portos de Recife,Salvador e Rio, e parece que a Inglaterra não queria mais o tráfico de escravos e que era preciso ocultar esses escravos  dos inspetores e que chegavam cada vezes mais,e alguém teve o plano de nomear os navios negreiros, vamos dizer que, de navios granjeiros e que o porto de escravos se chamasse porto de galinhas, assim quando fosse perguntado, o que tem nesse navio,era respondido:Galinhas(Escravos) e isto sem serem inspecionados e passavam livremente aos olhos dos inspetores, que para não se sentirem mal educados, não duvidavam da credibilidade dos mercadores e das autoridades locais que recebiam uma cala boca pra ficarem de boa.


Mas foi a partir daí que os escravos se organizaram e começaram a criar algum sistema de defesa para combater de igual para igual, e já que não sabiam usar armas(exceto aqueles irmãos de cor que os venderam na África),eles teriam que usar o corpo como arma, e através de movimentos sincronizados e elaborados para aquela situação em que se encontravam foi se desenvolvendo o projeto capoeira de forma espontânea e foi-se lapidando aos poucos de forma gradativa, e depois de algumas rebeliões, criaram o reduto ou berço da capoeira de forma digamos que oficial, em Palmares(o famoso quilombo). Ahhhhh! Mas Palmares não fica no estado de Alagoas(AL)? Bem, geograficamente sim, mas historicamente não.Na época , esta região conhecida como Alagoas(AL) era parte da Capitania  de Pernambuco(PE)o mesmo nem era chamado de estado, somente depois é que veio a ser chamado como tal, e o motivo que essa parte ter sido desmembrada de PE além da comarca de São Francisco, fôra a represália do Império em relação a Revolução Praieira ou Insurreição Pernambucana 1817em ,já comarca do S.Francisco foi em relação a confederação do Equador em 1824. Sobre este assunto, recomendo que leia o livro Deuses do Éden,excelente sobre este assunto,ele fala de coisas que os nossos livros didáticos não nos contam, então sim, originalmente a capoeira nasceu aqui em PE,mas se naturalizou-se por lá, Rio e Bahia.

E qual será de fato o futuro desse elo da língua portuguesa e a capoeira,haverá o lado B da história? 

     De fato será duradouro ,ambos terão séculos a frente e isto é só o começo, ambos estão engatinhando para poderem depois andar com as duas pernas  e em seguida correrem,mesmo que o idioma seja mais antigo. Agora a pouco foi comemorado o dia mundial da língua portuguesa e que a mesma é considerada uma dentre as mais que remediaram conflitos armados, e o que será que tem de especial na mesma,bem, pergunte pra ti mesmo(a) e encontrarás a resposta. Somos em todo mundo, mais de 250 MI de falantes,265 Milhões pra ser mais exato, em todos os países lusófonos ,9 no total, e justamente será a capoeira levará o português para outras partes do mundo,não será o inglês, ele ajuda, mas não será desta vez. Viva O Português!

Atenciosamente,ESVEN!


Fonte 1

Fonte 2

Fonte 3

Fonte 4

Fonte 5 

Fonte 6

Fonte 7


   

     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog