IDIOMAS!


INSPIRADO PARA APRENDER ALGUM?




 Olá pessoal! 

Como vocês estão?

 Espero que estejam bem. 

Meu nome é Esven, sou de uma geração que nasceu no século passado.Hahahahahahhaah!



      Sou um admirador e amante de idiomas e venho com um assunto que é muito importante, tanto pra mim quanto pra você ou a quem estiver mais.....interessado ,e que se trata da motivação em aprender um novo idioma, desde o inicio até a concretização do seu objetivo, não digo dominar 100%, mas pelo menos 99,99%(hahahahah!), sejamos otimistas, certo?

 


     Em primeiro lugar quero ressaltar que não sou poliglota, mas que pretendo ser algum dia, e que seja mais próximo do que espero, e se você pretende ser algum dia, não posso-te desejar boa sorte, mas sim boa luta, pois nem sempre devemos contar com a sorte, porém sim com nossos esforços, pois é através deles que conseguimos bater nossas metas e alcançar as nossas conquistas e quando se trata de idiomas, não ocorre diferente, assim penso. Em segundo plano, ressalto que o nosso cotidiano é uma das grandes barreiras que existem por aí mundo a fora, porém não nos impedem de, não digo sonhar, mas querer de fato aprender uma nova língua e quem sabe depois outra, depois outra, depois outra e assim sucessivamente de forma gradual e progressiva. Porém, o quê fazemos quando não temos tempo sobrando pra gente, hum? Criamos-lhe! Temos em teoria um dia de 24 Hs e ao menos, pelo menos, 2/3 desse tempo passamos em ON(acordados) e o 1/3 restante em OFF, ou seja, temos cerca de 16 Hs de sobra que podemos dividir ou fracionar para ajustar à nossa situação, exemplo: se trabalhamos, se estudamos ,se estamos estagiando, para que possamos conciliar isto com aquilo. Dependendo do seu tempo e/ou de sua vontade de aprender um novo idioma(digo novo, pois o nosso primeiro é o materno, em nosso caso o português[ou outro , caso sejas do exterior], ele é base para aprendermos outros como tal, através de estruturas de frases, textos e vocabulários),podemos separar no mínimo 2 Hs para que possamos dar os primeiros passos e tirarmos a poeira de nosso cérebro, pois precisamos do mesmo,bem Clean.


Devemos preparar um ambiente favorável aos estudos e que possa contribuir para tal assimilação, como um ambiente limpo e organizado, sem barulho e se houver; que seja de um som ambiente que relaxe e acalme ,para que as ideias fluam fluidicamente, em caso de barulho externo, sugiro que coloque um tampão de ouvidos ou até um pedaço de algodão, só para abafar o ruído externo. Um lugar bem iluminado também ajuda, tenha alguns cadernos para que se possa exercitar as lições e ótimos materiais de estudos que tenham grande relevância. O método varia de forma diferente pra cada um, da mesma forma que tubarões nadam e águias voam, não podemos fazer que ambos façam funções opostas, mas que acima de tudo, que seja um método tanto eficiente como eficaz, o resto ,vem mais rápido do que imaginamos e tudo isso a um palmo do nariz, mas isto é outro assunto para um próximo post, OK!

Em terceiro lugar, quero partilhar um texto de um livro antigo, se não me engano é de 1980/82(na verdade se trata de um prefácio), onde quando estava estudando inglês de forma Autodidata e as vezes quando estava meio que sem Up para relê-lo( mais de 600 páginas hahahhah!) ,sempre lia esse prefácio, pois ele possuía um Espírito ou uma Força animadora que fazia elevar essa vontade de estudar, parecia que o texto estava falando comigo e sempre que a desmotivação vinha, eu o relia e isso era bom, pois como dissera, o nosso cotidiano, a correria nos deixam totalmente exaustos e por isso a administração de nosso tempo além de ser principal; essencial ,é também fundamental, para que possamos levar o carro adiante, então, Indo Direto Ao Ponto E Sem Roooooo...OMANCE, segue o prefácio.




PREFÁCIO

  1.      A  língua é o mais importante produto da mente humana. Porque o mais inteligente animal não fala e a menos inteligente criança fala, ninguém sabe. Mas, todos sabem que quanto mais línguas falamos, maior é a nossa capacidade de expressão e comunicação.
  2.      Todo ser humano tem dentro do seu cérebro duas partes. A parte conhecida, isto é, a parte que ele conhece, e a parte desconhecida, ou seja, aquela que está ansiosa por se revelar, onde muitos tesouros e maravilhas estão. Para alcançá-la é necessário desenvolvermos nossa inteligência e sensibilidade. Definitivamente, o aprendizado de uma língua estrangeira ajuda-nos a chegar lá, porque quando aprendemos uma língua estrangeira desenvolvemos nossa mentalidade e acrescentamos uma nova dimensão à nossa alma.
  3.      Mas, o que é aprender uma língua estrangeira? Essencialmente, é produzir novos sons, algumas vezes como acontece no inglês, sons completamente diferentes da nossa língua materna. Para superar este obstáculo, tomamos um cuidado especial com a pronúncia figurada, ou seja, a forma portuguesa escrita dos sons ingleses, a qual aparece entre parênteses. Os discos que acompanham esta coleção complementam esta parte e ajudam o estudante a entender melhor a entonação da língua inglesa.
  4.      Ao lado disso, é necessário aprender as regras práticas para falar e escrever bem o idioma, isto é, a gramática do mesmo. A despeito da gramática inglesa ser em muitos aspectos mais fácil do que a gramática portuguesa, é sempre uma gramática, uma parte árida para ensinar e aprender. Por isso tentamos apresentá-la na forma mais atrativa que podemos imaginar. Em outras palavras, torná-la tão prática e acessível quanto possível. Sempre que julgamos necessário, demos preferência a exemplos ao invés de longas e detalhadas explicações. Acreditamos que exemplos são mais eficientes do que definições. Os exercícios para serem feitos pelo estudante, ajudam-no a formar sentenças corretamente. As respostas dos mesmos estão no fim da parte gramatical. 
  5.      Com estas noções o estudante está preparado para aprender bem as outras partes do nosso sistema de ensino.
  6.      A segunda parte contém diálogos e vocabulários. Os diálogos sobre lugares que  frequentamos, viagens, situações em que podemos nos encontrar, etc., foram idealizados com originalidade e simplicidade, a fim de serem facilmente assimilados pelo estudante e consequentemente propiciar-lhe facilidade de comunicação na vida de todo dia. Os vocabulários que seguem os diálogos são extensos e foram resultado de longo trabalho de pesquisa. Visamos com isto facultar ao estudante a dispensa quase total do dicionário.
  7.      A parte comercial encerra o que é de mais necessário e moderno nesta especialidade. Será mencionada com mais detalhes no prefácio da mesma. Todavia, queremos aproveitar a oportunidade para dizer que foi preparada para aumentar as possibilidades do estudante ao tentar conseguir boas e lucrativas posições ou fazer progresso na sua carreira. A importância do inglês comercial é sobejamente conhecida. As portas do sucesso estão  abertas para àqueles que são eficientes nesta língua.
  8.      Na parte literária sempre evitamos a linguagem difícil e demos preferência ao estilo simples. Nosso propósito foi não somente fazer as histórias e os trechos mais longos compreendidos, mas, também capacitar o estudante a repetí-los de cor. Certamente, não há necessidade de repetição textual. O estudante pode usar suas próprias palavras. É uma forma deveras eficaz para desenvolver fluência numa língua estrangeira. O sistema de extrair diálogos dos mesmos é uma maneira interessante de ensinar ao aluno como formular com automatismo perguntas e repostas, o que significa um passo decisivo para o domínio total do idioma. Será muito proveitoso para o leitor praticar conversação com os recursos que possui. Jamais deverá ter receio de cometer erros. Se é verdade que errando é que se aprende, isto é mais verdadeiro do que nunca quando se trata de línguas. Quanto mais cedo cometemos erros, mais cedo nos livramos deles. O estudante, toda vez que tiver oportunidade, deve falar inglês. Se as oportunidades para fala esta língua  com alguém não existem ou são escassas, ele pode fazer dois de si próprio, pode conversar consigo mesmo, ajuda também.
  9.      Ao lado disso, a parte literária é um ensejo para pôr o leitor em contato com homens que pontificaram no passado, homens que fizeram época, alguns deles, grandes expoentes da inteligência. Nos sentiremos felizes e compensados se isto fizer o estudante interessado em novos livros, novas ideias, ou em outras palavras, se conseguirmos fazer com que ele aprenda a gostar das coisas bonitas que a literatura inglesa tem para  oferecer.
  10.      Se uma assídua atenção for dada aos livros que compõem esta coleção, a recompensa virá mais cedo do que se espera. Então, com surpresa e emoção, o leitor descobrirá que está falando a língua que escolheu para ser a nova dimensão de sua alma.

Antônio Duarte(Curso Áudio Prático De Inglês Sem Professor)




       Minha opinião sobre este prefácio é  clara e objetiva, mas pra ficar mais enxuto, vou comentar cada  paragrafo do prefácio desse livro  e que está enumerado acima.
 

Então, vamos lá!



PREFÁCIO COMENTADO


1° O paragrafo1 ressalta a questão do instinto animal em relação à inteligência humana, e que não deixa de ser uma inteligência também, só que na versão animal, heheheh! 
Falando sério, nós seres humanos somos tão dependentes uns dos outros ,que não é a toa que somos, ao menos em teoria ,seres sociais e "sociáveis", ,hum? Precisamos de certo tempo para formar nossa consciência cognitiva e assim podermos discernir as coisas com mais facilidade, precisamos do fator repetição pra chegar à perfeição, repetição  esta que leva à observação; observamos, analisamos, copiamos,criamos,recriamos e cocriamos a nossa realidade. Os animais, em sua maioria, nascem andando, no caso dos mamíferos terrestres, nadam os mamíferos aquáticos também e nós humanos, que apesar de não sermos anfíbios, somos condicionados à um meio(terrestres) e adaptados ao outro(aquático neste caso) , e mesmo assim ao nascermos não conseguimos caminhar(temos que engatinhar primeiro) , isso mostra a nossa fragilidade em relação ao mundo de incertezas. Mas o que de fato é certo, por certo, é que temos o dom, a dádiva, o cálice e ouro dos deuses em nossas mãos ou melhor dizendo, em nossas gargantas, que não é nada mais nada menos do que a fala, a linguagem, o idioma, o entendimento e compreensão do mesmo, isto nos faz humanos e nos difere dos animais irracionais(que de irracionais não têm nada), e o melhor, somos capazes de assimilar outros(idiomas) em tão pouco tempo que até duvidamos de nós mesmos, de nossa capacidade intelectual, racional e as vezes emocional. 

Quando se é falado sobre o aprendizado de mais de um idiomas acima citado, fala-se da plasticidade cerebral que é: a capacidade do nosso cérebro ampliar sua produção de neurônios, pois a partir dos 30 anos , nosso gabinete/cpu(cérebro) vai perdendo neurônios gradativamente e se não tomarmos certas providências o quanto antes , quem vai pagar por isso tudo somos nós mesmos, ele não, nós, pois nós somos a consciência(software), a mente ,esta que fica alojada na massa encefálica dentro do crânio conhecida como cérebro e que precisa de um meio para se propagar e expandir, e aí entra a solução, onde  para que os mesmo não perca neurônios e se degenere com o passar breve do tempo(a vida é curta ,mas pode ser administrada e aproveitada) e que é ,o exercício mental/cerebral através de contas de matemática, jogos de xadrez, exercícios de lógica em geral e no nosso caso ,idiomas. Eles sim, mexem com a nossa forma de pensar e reagir em diversas situações do cotidiano, nos ensinam várias coisas; estas, que não aprenderíamos em nossa existência. Então por isso é fundamental aprendê-los,óbvio,além do nosso,pois este é a base para aprendermos àquele,mais e mais outros. Depois em outro post falarei sobre o melhor método de se aprender vários idiomas em tão pouco tempo, agora vamos para o segundo paragrafo.
     

  2° No paragrafo 2, como está sendo citado, o cérebro possui duas partes, uma racional e outra emocional, existem indivíduos que sempre têm as características de um lado, do outro ou de ambos,vai depender de outros fatores que não cabe citar aqui por enquanto, mas será citado em outro post mais especificamente. Então um lado é responsável pela parte lógica e o outro pela parte criativa; esquerdo e direito respectivamente, devemos explorar ambos os lados mesmo que sejamos fracos em um e fortes no outro, é provado que quando exercitamos o lado mais fraco, automaticamente fortalecemos o lado mais dominante, mais forte neste caso. Este órgão encefálico conhecido como cérebro, fisicamente é um sistema fechado, o lado A com o lado B, mesmo que o mesmo esteja ligado com a espinha onde passam a medula e os nervos do sistema nervoso central, mas na questão do entendimento; o cérebro, ele como mente é um sistema aberto e dentro dela há um grande oculto que até a ciência moderna está investigando e que de fato por estar oculto, há algo que tem a ver com a citação que é: Criar,Recriar e Cocriar Dimensões para a nossa alma.
     

 3° No paragrafo 3 é ressaltado a importância da pronúncia correta das palavras e isto além de ser essencial, é fundamental para que o estrangeiro ouvinte, quando te ouvir falar o seu idioma(o idioma dele),  irá ele entender-te mesmo que não sejas um nativo, digo que isto é crucial pois já observei pessoas que se diziam professores e professoras, mas na hora de pronunciar as palavras ,notava-se erros de pronúncias graves, lembrando que não devemos confundir pronúncia com sotaque(falarei sobre isto depois, para entendermos melhor e com clareza);ambos, por mais relacionados que estejam ,são totalmente distintos, então, procurem entender o mais breve possível a questão da pronúncia correta.
     

4° No paragrafo 4, à respeito da gramática, isso atualmente está variando de método para método, uns priorizam a tradição de estudar e entender a gramática primeiro e outros priorizam o aprendizado livre; aprender a falar frases prontas  e/ou verbos frasais, ,mas na minha opinião, penso que devemos conciliar ambos, pois um lapida o outro. Assim como no português, a maioria dos idiomas mudam suas ortografias, devemos estar atentos à estas questões, sempre nos atualizando quando se trata de idiomas, sejam quais forem. Ok!
Devemos levar em consideração além da gramática, as gírias e as linguagens dos "jovens",para não se cair no ostracismo. Assim como no português, qualquer idioma ou pelo menos a maioria, possui algum tipo de gíria, sem contar os dialetos(Por favor! Não cantem aquela música da gíria e do dialeto. Hahahha! Você cantou? Eu disse pra não cantar.) que são em grande numero, maiores que os idiomas existentes no planeta ativos. Futuramente falarei sobre as distinções entre ambos, tanto idiomas quanto dialetos.
     

5° No paragrafo 5, somente reforçando o anterior, você procurando um método eficaz e eficiente e se dedicando firmemente, estarás em tão pouco tempo preparado para qualquer situação, seja uma entrevista de emprego que exige certo grau num idioma de grande valia, seja para fazer um ou mais intercâmbios, seja para viagens de férias ou até mesmo residir em outro país de sua preferência. É como se diz aquele bom e velho ditado: Então, quando se preparas , por certo, não se atrapalhas.
   

 6° No paragrafo número 6, ressalta a importância dos diálogos e vocábulos, de fato, você ao estudar vocabulários seja em leituras, escutas ou escritas(recomendo),você estará ativando a memória, estará usando a plasticidade dos neurônios, logo, quando lês e ouves algum áudio de vocábulos, estás recebendo o famoso Input, onde as informações são inseridas em seu cérebro e vão sendo armazenadas pouco à pouco, e a escrita assim como os diálogos são o Output, onde você expõe pra fora tudo que aprendeu no Input, põe na prática, coloca em execução o aprendido, falarei sobre isto em outro post futuro. A importância da escuta,o famoso Listening é fator determinante, pois de que adianta falarmos inglês ou outro idioma e não entendermos um piu do que o nativo fala, hein? Por isso escutem muitos áudios para que seu cérebro, mesmo que  não entendas nada o que é falado, ao menos pra que se familiarize com idioma, torne-o doce aos teus ouvidos.
   

 

7° No paragrafo 7,como de praxe, é valorizado por aí mundo a fora um ótimo domínio e conhecimento de inglês comercial ou técnico(setor de atuação de tua área). Mas pra quê isso? Deves estar te perguntando. Sinceramente, Inglês não é só Verbo To Be, como se tem ensinado todos os anos nas escolas públicas deste país,mesmo que você mude pra próxima série, sempre será ensinado o famoso Verbo To Be, pior do que o The Book On The Table, onde o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende, não é? 
É por isso que há um grande déficit de pessoas que realmente falam um outro idioma com maestria, a ponto de serem até intérprete ou dubladoras, por causa dessa desvalorização do ensino real. Existem alguns dicionários técnicos dependendo da área, que podem ser comprados, baixados grátis creio eu que sejam difíceis de encontrar, senão, Boa Sorte!
   

 8°No paragrafo número 8,vemos que é falado do sistema de automatização mental em relação ao idioma destinatário, onde o que preza é o exercício de repetição como forma de lapidação da memória, pois só assim deixamos as perguntas e respostas no automático, não com robôs, mas como se fosse do instinto, o natural, como se chegássemos aos níveis de nativos propriamente ditos, lembrando que existem nativos em outras línguas que não às dominam, assim como no português. Então falando de exercícios práticos, escrever frases com os verbos mais usados comumente(Não esquecendo dos verbos frasais), ou um livro , ajuda muito na memorização daquele idioma de interesse, conversação tipo monólogo não posso dizer, pois creio eu que não seria o mesmo se houvesse um parceiro(a) de treino, o mesmo que tentar jogar xadrez consigo mesmo, é meio estranho, hahhahaha! O ambiente conta muito, um lugar com muito ruído atrapalha muito,tira teu foco, a tua concentração fica minada, e o que farias em 2 horas fazes em 4 ou 5, ou seja, não é a quantidade de estudos, mas sim a qualidade. Não digo que é pra deixar de se fazer um monólogo , mas se ao menos o for, crie personagens e que cada um tenha vozes diferentes pra ficar mais fácil de assimilar os exercícios. Hoje em dia é aconselhável estudarmos com pessoas que tenham compromisso em aprender, e não tão somente interesse em aprender,pois isto todos têm,façam um programa de estudos para otimizar o aprendizado,  até o que se tem aprendido fique no automático sem precisar de você pensar antes ou depois de dar um resposta.Exitem muitos apps que fazem a outra parte falante e você não precisará de fazer àquele monólogo sem sentido, que não cola.
   

 9° No paragrafo 9  fala-se de pessoas que contribuíram para o nosso planeta, com seus ideais, filosofias e tal,então se tiveres de procurar materiais na língua de sua preferência, faça-o. Seja em revistas ou livros.o importante é que isso tudo é investimento e que há um grande retorno de grande valia, o esforço valerá a pena, da mesma forma que plantamos uma pequena semente e a mesma se torna uma frondosa árvore frutífera nos retornando com seus saborosos frutos, assim é o nosso tempo dedicado ao aprendizado de um novo idioma,isso também inclui o método aplicado ao ensino, pois o segredo do perfeito aprendizado,não é basicamente o tempo, mas sim, o método.
     

No paragrafo 10 É mencionado que sempre devemos estar atentos e estudando, pois é através do estudo que conhecemos o mundo. Somos donos de nós mesmos. Você concorda?

   

Então se você pretende aprender inglês corretamente ou qualquer outro idioma de forma;limpa,clara,rápida,objetiva,sem romance e não tem ou está fracamente inspirado,leve este prefácio acima citado como inspiração e com consideração.Existem muitas coisas inspiradoras além dele?Claro! Mas este é o seu primeiro passo,devagar se vai ao longe na caminhada do tempo,não precisas se desesperar, tudo vem na hora certa e do jeito certo,nada é por acaso, tudo tem um propósito,assim como tens também,não é? E se tratando de idiomas ,isto é mais certo do que nunca.



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